Declaração da PAAO sobre o surto atual de coronavírus

2019-nCoV

Estamos todos cientes do atual coronavírus (2019-nCoV) originário da cidade de Wuhan, na China. Sabe-se que o vírus 2019-nCoV (COVID-19) causa infecções respiratórias graves, incluindo pneumonia e dificuldade em respirar. Febre também pode ocorrer.

É importante observar que esse vírus está se espalhando mais rapidamente do que outros vírus, como o coronavírus SARS ou o coronavírus MERS; no entanto, até o momento, não houve tantas mortes quanto esses outros vírus.

Existem casos anedóticos de conjuntivite relatados; portanto, os pacientes podem se apresentar ao oftalmologista. Algumas características clínicas que importam ter em mente para pacientes que apresentam conjuntivite viral são:

  • Seu paciente viajou recentemente para o exterior?
  • Suas viagens internacionais incluem uma recente viagem à China ou com familiares recentemente retornados da China?
  • O seu paciente também tem sintomas respiratórios?

Lembre-se de que, devido às características deste vírus, é altamente recomendável que os profissionais de saúde protejam sua boca, nariz (por exemplo, uma máscara N-95) ou olhos (por exemplo, óculos ou protetor ocular) ao cuidar de pacientes potencialmente infectados com 2019-nCoV.

Estamos mantendo a população chinesa e os afetados em todo o mundo em nossos pensamentos durante esta epidemia, que esperamos que resolva em breve.

Miguel N. Burnier Jr. MD PhD
Presidente
Asociação Pan-Americana de Oftalmologia

em nome do Comité Executivo da PAAO

Other Resources

 

World Health Organization

Centers for Disease Control-USA